"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".Rubem Alves

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SALVADOR DALÍ




Salvador Dalí (1904-1989), mestre do surrealismo, é famoso pelas suas telas de imagens inusitadas, com alusões fantásticas ao mundo dos sonhos e do subconsciente. Além de pintor, Dalí também foi escultor e gravurista. Dalí fez gravuras para grandes clássicos da literatura ocidental. Destas obras, uma das mais apreciadas é a série em aquarela da visão do pintor sobre a alegoria poética A Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321), um dos maiores poetas renascentistas.
Surrealismo
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Posted on 10/07/2012 by salvador
A palavra surrealista foi cunhado por Guillaume Apollinaire e apareceu pela primeira vez no prefácio de sua peça Les Mamelles de Tirésias, o que foi escrito em 1903 e estreada em 1917.

Primeira Guerra Mundial espalhou os escritores e artistas que estavam baseados em Paris, e em muitos se envolveram com o dadá, acreditando que o pensamento racional excessivo e valores burgueses tinham trazido o conflito da guerra sobre o mundo. Os dadaístas protestaram com anti-arte, performances, encontros escritos e obras de arte. Depois da guerra, quando retornou a Paris, as atividades Dadaístas continuaram.

Durante a guerra, André Breton, que tinha treinado em medicina e psiquiatria, serviu em um hospital neurológico, onde ele usou métodos psicanalíticos de Sigmund Freud com os soldados que sofrem de shell-shock. Encontro com o jovem escritor Jacques Vaché, Breton achava que Vaché era o filho espiritual do escritor e fundador patafísica Alfred Jarry. Ele admirava a atitude do jovem escritor anti-social e desprezo pela tradição artística estabelecida. Mais tarde, Breton escreveu: “Na literatura, fui sucessivamente tomadas com Rimbaud, com Jarry, com Apollinaire, com Nouveau, com Lautréamont, mas é Jacques Vaché a quem devo mais”.

De volta a Paris, Breton entrou em atividades dadaístas e começou a Littérature, jornal literário, juntamente com Louis Aragon e Philippe Soupault. Eles começaram a experimentar com a escrita automática espontaneamente escrever sem censura de seus pensamentos e os escritos publicados, bem como relatos de sonhos, na revista. Breton e Soupault mergulhou mais profundamente no automatismo e escreveu Os Magnetic Fields (1920).

Continuando a escrever atraiu mais artistas e escritores, pois eles passaram a acreditar que o automatismo era melhor tática para a mudança social do que o ataque Dada em valores prevalecentes. O grupo cresceu para incluir Paul Éluard, Benjamin Péret, René Crevel, Robert Desnos, Jacques Baron, Max Morise, Pierre Naville, Roger Vitrac, Gala Éluard, Max Ernst, Salvador Dalí, Man Ray, Hans Arp, Georges Malkine, Michel Leiris, Georges Limbour, Antonin Artaud, Raymond Queneau, André Masson, Joan Miró, Marcel Duchamp, Jacques Prévert, e Yves Tanguy.

Como se desenvolveu a sua filosofia, eles acreditavam que o surrealismo
seria a favor da ideia de que expressões comuns e depreciativas são vitais e importantes, mas o sentido deve estar aberto a toda a gama de imaginação de acordo com a dialética hegeliana. Eles também observaram que a dialética marxista e do trabalho de teóricos como Walter Benjamin e Herbert Marcuse.

Trabalho de Freud com a associação livre, análise de sonhos e do inconsciente foi de extrema importância para os surrealistas no desenvolvimento de métodos para liberar a imaginação. Abraçaram idiossincrasia, rejeitando a idéia de uma loucura subjacente. Mais tarde, Salvador Dalí explicou-o como: “Há apenas uma diferença entre um louco e eu: não sou louco”.

Ao lado do uso de análise de sonhos, eles enfatizaram que “pode-se combinar dentro do mesmo quadro, elementos não encontrados normalmente em conjunto para produzir “efeitos ilógicos e surpreendente”. Breton incluía a ideia de as justaposições surpreendentes em seu manifesto de 1924, levando por sua vez, a partir de um ensaio de 1918 pelo poeta Pierre Reverdy, que disse: “a justaposição de duas realidades mais ou menos distante Quanto mais o relacionamento entre as duas realidades justapostas está distante e verdadeiro, mais forte será a imagem – a maior a sua poder emocional e realidade poética.

O grupo teve como objetivo revolucionar a experiência humana, em seus aspectos pessoais, culturais, sociais e políticos. Eles queriam libertar as pessoas da racionalidade falsa e costumes restritivos e estruturas. Breton proclamou que o verdadeiro objetivo do surrealismo era “viva a revolução social, e isso sozinho!” Para este objetivo, em vários momentos surrealistas alinhado com o comunismo e o anarquismo.

Em 1924, eles declararam a sua filosofia no “Manifesto Surrealista” em primeiro lugar. Naquele mesmo ano, eles estabeleceram o Escritório de Pesquisa surrealista, e começou a publicar a revista Révolution La Surréaliste.
    

O surrealismo de Salvador Dalí

  • Obras que deixa uma mistura de sentimento em nós


A persistencia da memória
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol (11 de maio de 1904 – 23 jan 1989), vulgarmente conhecida como Salvador Dalí foi um proeminente espanhol catalão surrealista pintor, nascido em Figueres.

Salvador Dali era um hábil desenhista, mais conhecido pelas impressionantes e estranhas imagens em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuidas as influencias de mestres da Renascença. Sua obra mais conhecida, "The Persistence of Memory" (A persistencia da memória), foi concluída em 1931. O expansivo repertório artistico de Salvador Dali inclui cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas de várias mídias.

Salvador Dali atribuiu o seu “amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e o amor oriental por roupas” a um auto-denominado linhagem árabe, alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros.




Dalí foi altamente imaginativo e também tinha uma afinidade para a participação no comportamento comum e grandioso, afim de chamar a atenção para si mesmo. As vezes isso irritava aqueles que amaram sua arte tanto quanto isso irritava seus críticos, desde a sua maneira excêntrica, por vezes, chamou mais a atenção do público de sua obra.
Salvador Dali foi um artista versátil. Algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido por suas contribuições ao teatro, moda e fotografia, entre outras áreas.




Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram Telefone de Lagosta e sofá Mae West Lips, completado por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. Artista surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois pedaços de Dalí; James herdou uma grande propriedade inglesa em West Dean, West Sussex, quando ele tinha cinco anos e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930. "Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para Dalí", segundo a legenda de exibição para o Telefone de Lagosta na Tate Gallery. O telefone foi funcional e James comprou quatro deles de Dalí para substituir os telefones em sua casa de retiro. Um, aparece agora na Tate Gallery, o segundo pode ser encontrado no Museu do Telefone alemão Frankfurt, o terceiro pertence à Fundação Edward James; e o quarto está na National Gallery of Australia.





Entre 1941 e 1970, Salvador Dalí criou um conjunto de 39 jóias. As jóias são intrincados e algumas contêm partes móveis. A jóia mais famosa, "The Royal Heart”, é feita de ouro e está incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas e foi criada de tal forma que o centro “bate” como um coração real. Dalí comentou que “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóias não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final.” (Dalí, 1959.) O “Dalí – Joies” (“As Jóias de Dalí”), a coleção pode ser vista no Teatro Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente.










Fonte: Salvadordali.com.br

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