"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".Rubem Alves

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PARA ENSINO MÉDIO


Objetos de Aprendizagem que podem ser usados no Ensino Médio


O NOA apresenta inúmeros Objetos de Aprendizagem (OA) divididos em vários tópicos: Cinemática, Dinâmica, Conservação da Energia, Conservação do Momento Linear e Angular, Hidrostática, Termodinâmica, Ondas, Eletromagnetismo e Física Moderna.
Além dos OA na área da Física, o NOA também produz OA em áreas diferentes, como são os casos dos OA Geometria e Morfossintaxe.



A intenção desse conjunto de OA - objetos de aprendizagem é introduzir o estudante na estruturação conceitual de cada um dos temas apresentados. Eles tentam aguçar a curiosidade do aluno e instigar a sua intuição, de modo a facilitar a construção pessoal de significados sobre cada um dos assuntos.
    Evitou-se a utilização de fórmulas e equações para a descrição dos fenômenos e construção dos modelos pertinentes. Essa escolha tem um duplo viés; por um lado mostrar que apesar da matemática ser de grande importância para expressar e elaborar conceitos de Física, pode-se expor as facetas qualitativas desses conceitos sem o uso de equações. Por outro lado, quando não se usa as equações para expor conceitos, o aluno é instigado a construir a sua percepção intuitiva do fenômeno, o seu modelo da situação.
    De posse de uma percepção intuitiva sobre determinado conteúdo o aluno terá mais facilidade em entender os modelos científicos relacionados a esse tema, e em particular perceber esse modelos como uma construção humana, e desse modo como algo impermanente.
    Parte desses objetos foram construídos para concorrer aos editais do PAPED, para concorrer aos editais de RIVED, e outros através de convênio específico entre a SEED/MEC - Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação e a UFPB - Universidade Federal da Paraíba, como pode ser visto clicando sobre o botão Objetos de Aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário